Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Greenpeace fala em aumento do desmatamento em área na Amazônia com debate sobre 'PL da Grilagem'

Entidade ambiental diz que tramitação da matéria já causa efeitos na derrubada de floresta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Greenpeace fez um estudo sobre a ocupação em uma gleba de terra federal com registro de casos de grilagem no Amazonas em que aponta para o aumento do desmatamento no governo Bolsonaro e em razão da discussão sobre o projeto de lei que pode legalizar as ocupações.

Segundo a entidade, o estudo da gleba João Bento, na região de Lábrea, no sul do Amazonas, sugere como o lobby pelo chamado PL da grilagem, aprovado na Câmara e agora em trâmite no Senado, produz reflexos diretos na floresta com o aumento do desmatamento nas terras públicas da União.

O estudo mostra que dos 295 mil hectares de floresta que recobria a área, 93 mil foram derrubados e queimados. Cerca de 57% desse processo ocorreu entre 2019 e 2021, durante o governo Bolsonaro.

"Há um claro processo de adaptação da legislação fundiária aos interesses do mercado de terras alimentado pela grilagem das terras públicas e é esse processo que se tornou o combustível principal para o avanço de tratores e motosserras sobre extensas áreas de floresta nos mais 50 milhões de hectares não destinadas na Amazônia", afirma Danicley de Aguiar, porta-voz do Greenpeace Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.