Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prefeitura de SP prevê investimento de R$ 13 bi para implementar agenda de desenvolvimento da ONU

Anúncio será realizado pela gestão Ricardo Nunes (MDB) em evento no dia 12 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A gestão Ricardo Nunes (MDB) realizará um evento em 12 de março para lançar seu plano para implementação da Agenda Municipal 2030, documento que estabelece o compromisso de São Paulo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento será realizado no parque Augusta, no centro da cidade, e será comandado por Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais. Ela anunciará o investimento de mais de R$ 13 bilhões na realização de 270 ações orçamentárias ao longo de quatro anos.

Vista geral da ocupação Capadócia, na zona norte de São Paulo (SP)
Vista geral da ocupação Capadócia, na zona norte de São Paulo (SP) - Lalo de Almeida-25.abr.2021/Folhapress

Lançada no primeiro semestre de 2021, a Agenda Municipal 2030 traduz em medidas e ações planos tais como a tentativa de, até 2030, atenuar pobreza e desigualdade, melhorar saúde e educação, tornar a cidade mais sustentável em termos ambientais, inovar em infraestrutura ou melhorar as condições de trabalho e de segurança.

É a primeira vez que a cidade terá um plano formal e especificamente elaborado a fim de traduzir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas para dezenas de indicadores do cumprimento desse programa.

A Agenda 2030 é um plano de ação global, para países e seus governos regionais, oficialmente adotada na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2015.

Entre as ações de destaque na Agenda Municipal estão a implantação de 40 novos Ecopontos, a substituição de 270 mil lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED, a implementação de programa de busca ativa para combater a exclusão escolar e a oferta de cursos de formação a servidores dentro da temática étnico-racial.

Também estão previstos a criação de um cartão alimentação destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, o investimento no programa de reintegração social Transcidadania e a inserção de 2.000 novos beneficiários no Programa Bolsa Trabalho (SMDET).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.