Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente do Novo diz que partido não fará parte de federações

Eduardo Ribeiro afirma que modelo vai contra o que partido defende

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, diz que o partido não fará parte de nenhuma federação. Segundo ele, a sigla recebeu alguns convites, o mais concreto deles do Podemos, mas vê no modelo o mesmo problema que existia nas coligações proporcionais.

Para Ribeiro, também nas federações o eleitor corre o risco de votar em um candidato que tem uma ideologia clara e eleger outro que não tem relação nenhuma com a agenda do escolhido.

Vestindo terno cinza e óculos escuros, Eduardo Ribeiro está no centro da fotografia, à frente de um painel com o símbolo do Novo. Ele fala ao microfone.
Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo - Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo/Divulgação-11.mar.2020

"O modelo proposto de federações é contrário ao que o Novo sempre defendeu. Nunca fez coligações proporcionais porque era contra lançar um candidato com ideologia clara, conteúdo programático, agenda, e aí quando você fazia as coligações você podia votar no candidato de um partido e eleger o candidato de outro e que defende outras coisas. Com as federações isso volta", afirma Ribeiro.

"Para o Novo não faz sentido. Mantemos a mesma lógica de ter as nossas nominatas proporcionais completas e puras, para que possamos dar a certeza para quem vota no Novo de que o voto está realmente indo para um candidato do Novo", completa.

Ele também diz que não faz sentido o partido ficar preso por quatro anos sob um novo estatuto, como aconteceria caso se juntasse a outra legenda em uma federação, dado que "nenhum outro partido do Brasil tem agenda sequer próxima à que o Novo defende."

A aprovação do projeto sobre as federações partidárias, em 2021, mexeu com o panorama das articulações políticas para as eleições de 2022 e alterou a forma como as legendas estavam negociando possíveis alianças.

O mecanismo permite que os partidos se aliem na disputa eleitoral, somando tempo de TV e se unindo na hora do cálculo do quociente eleitoral.

Caso decidam pela parceria, porém, os partidos ficarão juntos pelos próximos quatro anos, não apenas durante as eleições. Esta será a primeira vez que o pleito contará com a possibilidade das federações partidárias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.