Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSDB e MDB avaliam que federação depende de prazo ser ampliado pelo TSE

Dirigentes dizem que limite de março torna impossível acordo entre as legendas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A negociação entre PSDB e MDB para formar uma federação esbarra no prazo determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que esse tipo de acerto se concretize.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebe a visita da senadora Simone Tebet (MDB), na última quarta-feira (2) - @Conjuntura Online no Twitter

Dirigentes das duas legendas avaliam que é impossível fechar um acordo até março, como prevê hoje a Justiça Eleitoral. A federação é uma novidade criada pela legislação, pela qual dois ou mais partidos precisam ter durante quatro anos um programa comum, listas de candidatos unitárias e direção compartilhada.

Na prática, é como se houvesse uma fusão temporária. Há um pedido de diversas legendas para que o prazo de formação das federações seja dilatado até agosto.

No caso de emedebistas e tucanos, há uma série de entraves políticos a serem resolvidos, sobretudo com relação ao apoio para presidente da República.

No MDB, diversos caciques regionais, como Renan Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE), defendem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e rejeitam apoiar João Doria (PSDB), por exemplo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.