Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT quer 'consertar estrago' de Temer e Bolsonaro e diz que não terá hipocrisia com centrão

Partido quer revisar reforma trabalhista, e Gleisi fala em dialogar com o Congresso que for eleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT prevê usar o primeiro ano de governo, caso Luiz Inácio Lula da Silva vença a eleição, para "consertar o estrago" das gestões de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

"Temos de reconstruir, corrigir o que está errado. Houve uma desconstrução do Estado", diz a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.

Entre as medidas que o partido pretende revisar estão a reforma trabalhista e o teto de gastos. O PT também é contra pontos como as privatizações de estatais e a independência do Banco Central, mas nestes casos avalia ser mais difícil revertê-los.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante reunião da Executiva do partido
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante reunião da Executiva do partido - Zanone Fraissat-9.abr.2018/Folhapress

Para Gleisi, não se trata, como dizem adversários, de desperdiçar capital político com uma agenda negativa no Congresso. "São amarras que há no país, isso vai ter de ser discutido, sim", afirma.

Ela diz ainda não ter ilusão de que o PT e partidos aliados que apoiarem Lula na eleição farão maioria no Congresso, embora preveja que as legendas de esquerda registrarão aumento em suas bancadas. "Vamos governar com o Congresso que for eleito", diz a dirigente.

Isso inclui também negociar com o centrão, diz ela, que promete não repetir o que vê como hipocrisia do presidente Jair Bolsonaro, que ganhou a eleição condenando os partidos deste bloco. "Bolsonaro disse que não ia governar com o centrão, depois foi lá e sentou no colo deles", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.