Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Putin não ouviu mensagem de paz de Bolsonaro, diz ministro do Turismo

Gilson Machado havia associado ida do presidente à Rússia a arrefecimento da crise com Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro do Turismo, Gilson Machado, afirmou ao Painel que o presidente da Rússia, Vladmir Putin, não ouviu a "mensagem de paz" do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Que ele levou uma mensagem de paz, ele levou. Mas depende do Putin se vai ouvir ou não. O mundo inteiro pediu paz", afirmou o ministro, que havia dito na semana passada que Bolsonaro ajudou a evitar a guerra.

Após quatro meses de crise com o Ocidente, a Rússia decidiu atacar a Ucrânia nesta quinta-feira (24), naquilo que Kiev e a Otan (aliança militar ocidental) chamaram de invasão total. O que ocorre entre Rússia e Ucrânia é mais grave crise m ilitar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e a maior operação do gênero desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, que disse que Bolsonaro levou mensagem de paz a Putin - Pedro Ladeira/Folhapress

Questionado se o líder russo teria ouvido Bolsonaro, Machado respondeu que não. "A guerra está acontecendo, né?"

Bolsonaro (PL) foi a Moscou em 15 de fevereiro, em meio a uma grave crise de segurança em torno da Ucrânia. No mesmo dia, o governo Putin anunciou o início da retirada de parte das tropas que se exercitavam perto das fronteiras do país vizinho.

Na ocasião, bolsonaristas publicaram imagens e mensagens atribuindo ao presidente brasileiro o arrefecimento momentâneo da crise.

Gilson Machado fez a mesma associação dias depois.

"O Brasil é um país historicamente conciliador. Sempre tivemos grandes exemplos de grandes diplomacias por outros presidentes, de problemas mundiais que conseguimos resolver. E foi um momento em que o presidente chegou lá e levou uma mensagem de paz para o presidente Putin. Graças a Deus, já foram retiradas as tropas e não se fala mais em guerra", declarou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.