Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rússia

Reação bolsonarista nas redes a invasão russa foi de incerteza sobre Putin e crítica a Biden, diz FGV

Levantamento identificou mais de 2 milhões publicações sobre o tema em duas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O comportamento de influenciadores digitais e outros apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) em relação ao ataque à Ucrânia pela Rússia foi marcado por incerteza a respeito das decisões de Vladimir Putin e por críticas ao presidente dos EUA, Joe Biden, e à Otan, segundo monitoramento da Dapp/FGV (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas).

Segundo o levantamento, o conflito mobilizou mais de 2 milhões de postagens em duas semanas, em sua maioria com reprovação a Putin e temor em relação às consequências.

Entre os bolsonaristas, as interações se concentraram em repercutir as postagens do governo federal sobre providências em relação aos brasileiros na Ucrânia e a criticar líderes mundiais como Biden e Xi Jinping, sem se posicionar abertamente sobre o conflito.

A pesquisa identificou pouca participação de políticos de esquerda no debate, que foi dominado por celebridades, usuários comuns e canais de entretenimento.

No mapa traçado pelo estudo, a base bolsonarista representou 12,62% dos perfis e respondeu por 20,22% das interações. Canais de mídia tradicionais e alternativos e jornalistas representaram 14,10% dos perfis tratando do tema e responderam por 16,30% das interações.

A fatia de divulgação científica e de canais de entretenimento, com destaque para o Choquei (voltado especialmente ao Big Brother Brasil), foi de 9,18% dos perfis, que participaram de 10,02% das interações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.