Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bivar propõe 'colégio eleitoral' para definir candidato unificado da terceira via

Presidente do União Brasil afirma ter levado ideia para PSDB, Podemos e MDB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, está propondo a dirigentes de partidos da "terceira via" a criação de um colégio eleitoral reunindo líderes e candidatos de centro-direita, com o objetivo de definir um nome unificado deste campo para disputar a Presidência da República. Ele diz já ter apresentado a ideia a dirigentes de PSDB, MDB e Podemos.

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, durante evento de lançamento do novo partido, no ano passado - Pedro Ladeira/Folhapress

"Precisamos de um critério para escolher um candidato único dos 'nem-nem', e o mais democrático seria este colégio eleitoral que estou propondo", afirma ele, em referência à parcela do eleitorado que rejeita Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). "Existe uma oportunidade para a terceira via nessa eleição, desde que esteja unida", afirma Bivar.

Este critério, defende ele, seria reunir em 1º de junho candidatos a deputado federal, senador e governador de todos os partidos envolvidos, que votariam no melhor nome para representar a aliança.

Cada partido levaria o seu nome para esta reunião. Participariam João Doria (PSDB), Sergio Moro (Podemos), Simone Tebet (MDB) e um representante do União Brasil, que pode ser o próprio Bivar.

O partido, nascido da fusão de PSL e DEM, está anunciando em suas inserções de TV que terá candidatura própria a presidente, embora não tenha dito quem será o representante.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.