Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado Daniel Silveira descumpre ordem de Moraes e volta a criticar ministro; veja vídeo

Parlamentar teve contato com empresário investigado pelo Supremo em ato em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), que passou sete meses preso no ano passado por ofender integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a se referir de forma negativa a um ministro da corte neste domingo (20). Desta vez, o alvo foi Alexandre de Moraes.

Silveira participou de um ato de ativistas conservadores em São Paulo, no qual também descumpriu uma medida cautelar que foi determinada pelo próprio Moraes ao libertá-lo, em novembro do ano passado.

O ministro o proibiu de ter contato com outros investigados do inquérito do STF sobre milícias digitais, mas o empresário Otávio Fakhoury, presidente do PTB-SP, estava no mesmo evento e posou para foto ao lado do deputado.

O deputado federal Daniel Silveira (2º a partir da esq.), ao lado do empresário Otávio Fakhoury (3º a partir da esq.) em evento na Assembleia de SP - @otaviofakhoury no Instagram

Em um vídeo gravado no evento por um ativista, Silveira disse que "está ficando complicado" para Moraes continuar vivendo no Brasil, em razão de supostas irregularidades que o ministro estaria cometendo.

O ato ocorreu em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo em defesa de pautas conservadoras, como a liberdade nas redes sociais e a não-obrigatoriedade do chamado passaporte das vacinas.

Os ativistas são contrários ao que consideram "censura" contra sites e perfis que espalham desinformação e se opõem à exigência de imunização contra a Covid-19 em diversas situações, apesar do consenso científico de que as vacinas são importantes para combater a pandemia.

Numa conversa com um ativista gravada em vídeo e divulgada em grupos de mensagens, Silveira foi questionado sobre Moraes, relator do inquérito das milícias digitais. Na semana passada, foi divulgado que o ministro determinou o banimento do aplicativo Telegram por não cumprir ordens judiciais, medida depois revertida.

Embora sem a mesma agressividade que o levou à prisão, o parlamentar criticou o ministro.

"Ministro, olha só, o sr. está cometendo muita s inconstitucionalidades. Acho que o sr. tem que pegar e agir dentro da Constituição. Sabe por quê? Senão o sr. está chateando toda a Federação, toda a República Federativa do Brasil. Está ficando complicado para o sr. continuar vivendo aqui, nem que seja como juiz", declarou no vídeo.

O evento, batizado de Freedom Day (Dia da Liberdade), teve a presença de diversas lideranças bolsonaristas no estado.

Silveira também discursou de cima de um caminhão de som para algumas dezenas de pessoas que estavam concentradas no local.

Criticou a instauração de inquéritos pelo STF que têm como alvos apoiadores de Bolsonaro e pediu para as pessoas apoiarem a reeleição do presidente. "Não dobrem os joelhos. Sejam os maiores cabos eleitorais do presidente Bolsonaro", declarou.

O deputado pretendia ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, mas deve ser preterido pelo atual titular do mandato, Romário, que buscará a reeleição.

Procurado pelo Painel, o deputado disse que está proibido pelo ministro Moraes de dar entrevistas.

Já o presidente do PTB-SP afirmou, por meio de sua assessoria, disse que se tratou de um "encontro casual, sem nenhum conhecimento prévio da presença de Daniel Silveira no evento por parte do Otávio Fakhoury".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.