Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça Federal de SP suspende licitação para obra em sede do Conselho de Engenharia

Magistrada viu limitação da competitividade porque edital propõe permuta de imóveis como pagamento do serviço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma licitação de R$ 190 milhões promovida pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea/SP) foi paralisada pela Justiça Federal de São Paulo nesta quinta-feira (24).

O edital publicado em 15 de março prevê como pagamento dos serviços de elaboração e execução da obra da nova sede a permuta de seis imóveis do conselho paulista.

Segundo a juíza Sílvia Marques, o edital limita a competitividade, já que muitas empresas de engenharia poderiam estar interessadas em participar do certame, mas não em receber imóveis como forma de pagamento. A suspeita recai sobre o direcionamento da concorrência, que estava prevista para ocorrer no dia 18 de abril.

Fachada da sede do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), na Av. Angélica, no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP). (Foto: Carlos Cecconello/Folhapress) - Folhapress

Os imóveis a serem alienados são as sedes da Faria Lima, Barra Funda, Angélica, Nestor Pestana e duas na Rebouças, uma parte de um prédio e um casarão.

A ação popular foi proposta pelo presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias, José Manoel Gonçalves. Ele argumenta que, no modelo proposto, há lesão ao erário já que haverá alienação de imóveis sem obedecer à maior oferta e contratação de obras e serviços de engenharia sem obedecer ao menor preço e melhor técnica.

A magistrada ainda destaca que, conforme denúncia, o Conselho paulista já havia feito a mesma tentativa de permuta, em 2020, quando teve a nulidade de edital declarada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.