Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MBL quer vereador Rubinho Nunes no lugar de Arthur do Val como candidato ao governo de SP

Grupo levará proposta de substituição ao Podemos; Nunes é conhecido como advogado do movimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em reunião nesta segunda-feira (7), lideranças do MBL (Movimento Brasil Livre) decidiram apresentar o nome do vereador Rubinho Nunes (Podemos) como substituto do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (Podemos), que retirou sua pré-candidatura após o vazamento de áudios de teor sexista de sua autoria.

Antes de sua atuação na Câmara Municipal de São Paulo, onde está desde 2020, Nunes tornou-se conhecido como advogado do MBL, do qual é um dos fundadores.

Ele ganhou destaque no período de formação e crescimento do MBL, entre 2014 e 2018, como autor de ações direcionadas contra o PT, a então presidente Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.

Vereador Rubinho Nunes (Podemos), membro do MBL
Vereador Rubinho Nunes (Podemos), membro do MBL - Divulgação

Nunes diz ao Painel que o acordo entre o MBL e o Podemos prevê a escolha de um nome para concorrer ao governo de São Paulo. Com a desistência de Do Val, o nome que o movimento levará ao partido será o dele.

"O pessoal entende que eu tenho um perfil executivo, sério, e que eu teria condições de fazer uma boa campanha. Como temos tempo, teríamos condições de criar uma campanha competitiva", afirma o vereador.

"No Podemos apenas teremos que apontar a substituição do nome. O próprio partido havia comunicado que a gente poderia apontar um substituto depois do que aconteceu com o Arthur", completa.

Arthur do Val, o Mamãe Falei, viajou ao leste europeu com a justificativa de que ajudaria a população ucraniana.

Em áudios divulgados na sexta-feira (4), ele afirma que as ucranianas são "fáceis" de pegar por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

"Elas olham [para ele, Arthur] e vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres. E aqui, cara, minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história", disse o deputado nos áudios.

O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos) posa ao lado de garrafas que supostamente serão usadas para a produção de coquetéis molotov, na Ucrânia - @arthurmoledoval no Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.