Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Mesmo com Damares e Tarcísio, Republicanos não deve punir quem apoiar Lula

Arranjo flexibilizaria acordos locais para priorizar formação de bancada com mais de 40 deputados federais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mesmo tendo filiado os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, o Republicanos não deve punir quem optar por apoiar candidatos à presidência adversários de Jair Bolsonaro (PL), afirmam parlamentares.

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Crédito: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados - Michel Jesus/ Câmara dos Deputa

Pelo acerto fechado nesta quinta-feira (23), o ministro da Cidadania e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma, vai migrar para o PL. As definições a respeito do futuro político de Roma e Tarcísio resolvem dois palanques considerados prioritários para Bolsonaro e amarram o trio de partidos que o presidente desejava manter no seu entorno: PP, PL e Republicanos.

Ainda assim, deputados da legenda garantem terem recebido a sinalização de que não serão punidos caso fechem alianças em seus estados com apoio a outros candidatos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A flexibilidade não atrapalharia acordos regionais e, assim, facilitaria que a legenda alcançasse um de seus principais objetivos no pleito em outubro: ultrapassar 40 deputados federais eleitos.

Nesta quarta, um dos deputados da legenda prestigiou a filiação do ex-governador Geraldo Alckmin ao PSB.

Antes do acerto, Marcos Pereira manifestou irritação com a prioridade de Bolsonaro pelo PL. Em entrevista à Folha, disse que o chefe do Executivo atrapalhava o crescimento do partido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.