Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Pai do Aerotrem, Levy Fidelix estará presente na primeira campanha depois de sua morte

Discursos, imagens e ideias do político farão parte do material do PRTB, diz dirigente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Morto há um ano e presença constante em todas as eleições realizadas no Brasil desde a década de 1990, Levy Fidelix, que ficou conhecido como o pai do Aerotrem, seguirá participando do pleito deste ano.

Ele deve figurar em material de campanha do partido que fundou, o PRTB, seja em redes sociais ou em estados em que a legenda tiver direito a propaganda eleitoral gratuita. Por não ter cumprido a cláusula de barreira, a sigla só terá tempo de TV caso se coligue com legendas maiores.

Levy Fidelix (PRTB) chega para assistir ao debate entre os candidatos ao Governo de São Paulo na Band
O fundador do PRTB, Levy Fidelix, que morreu no ano passado de Covid-19 - Gabriela Sá Pessoa/Folhapress

"Será a primeira eleição sem o presidente Levy, mas a imagem e as ideias dele estarão presentes em tudo que fizermos. As pessoas o reconhecem como uma das três pessoas que consolidaram o movimento conservador atual no Brasil, ao lado de Enéas [Carneiro] e Jair Bolsonaro", diz o vice-presidente nacional da legenda, Rodrigo Tavares. Ele era genro de Fidelix, que morreu em abril do ano passado de Covid-19.

Na sede nacional do partido, na zona sul de São Paulo, a imagem de seu fundador é onipresente, em um cartaz em tamanho real na entrada e quadros nas paredes.

O PRTB acaba de perder o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que decidiu se filiar ao Republicanos para disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul.

O partido, no entanto, está otimista com o cenário eleitoral. Sua maior aposta é a candidatura da deputada estadual Janaina Paschoal para o Senado por São Paulo. Ainda conta com alguns bons puxadores de votos, como o vereador Nikolas Ferreira, de Belo Horizonte (MG), que deve sair para deputado federal.

O grande mote do partido para a eleição, afirma Tavares, é se apresentar como um partido "genuinamente conservador" já há muitos anos, não uma legenda que aderiu a esses princípios por conveniência.

"O presidente Levy foi um dos primeiros a defender a bandeira conservadora, em um congresso em 2017, que teve a participação de diversas lideranças que hoje compõem o governo Bosonaro. Essa imagem dele continua muito forte", afirma Tavares.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.