Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Prefeito que organizou encontro com pastores do MEC já foi preso por garimpo ilegal

A partir de evento em Centro Novo (MA), prefeitos da região passaram a ter interlocução com ministério, intermediada pelos religiosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito de Centro Novo (MA), Júnior Garimpeiro (PP), envolvido no escândalo dos pastores no Ministério da Educação (MEC), já foi preso em uma investigação de garimpo ilegal.

A prisão foi decretada em 15 de setembro de 2021 na Operação Curimã, da Polícia Federal, para desarticular uma quadrilha que estava desmatando extensas áreas de terra e as transformando em garimpos.

Júnior Garimpeiro passou 13 dias foragido, entregou-se em 28 daquele mês na superintendência em São Luís e foi encaminhado para o presídio de Pedrinhas, até conseguir ter a prisão relaxada pela Justiça.

O ministro Milton Ribeiro (Educação) participa da cerimônia de hasteamento da bandeira no palácio da Alvorada. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

De acordo com a PF, o grupo tinha "grande poderio econômico e político" e já atuava na região havia pelo menos três anos. Foi responsável pelo desmatamento de mais de 60 mil hectares sem autorização dos órgãos competentes e pelo uso de substâncias tóxicas, como cianeto e mercúrio, para a extração massiva de ouro.

O prefeito foi convidado a participar de audiência no Senado Federal após seu nome ter sido envolvido nas denúncias sobre a atuação indevida de pastores do MEC e no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura estiveram em Centro Novo (MA), município de 22 mil habitantes, em maio do ano passado. Ambos integraram oficialmente a mesa da solenidade e tiveram direito a falas, como se fossem integrantes do governo. Na ocasião, prefeitos da região foram apresentados aos dois e, a partir daí, passaram a ter interlocução com o ministério, por intermédio dos religiosos.

"Minha história com Centro Novo começa com Arilton, esse homem que pegou no meu pé e insistiu para que eu desse atenção ao Maranhão. Depois conheci o Gilmar, o líder da igreja, que também ficou no meu pé", disse o ministro Milton Ribeiro, em vídeo publicado pelo município.

O presidente do FNDE agradeceu aos pastores pela organização do evento, o que evidencia o protagonismo de ambos na definição da agenda da pasta. O prefeito de Centro Novo, Júnior Garimpeiro (PP), foi procurado, mas não respondeu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.