Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Principal liderança feminina do MBL repudia áudio de Arthur do Val, mas condena 'linchamento'

Ativista Adelaide Oliveira foi candidata a vice na chapa dele para Prefeitura de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Principal liderança feminina do MBL (Movimento Brasil Livre), a ativista Adelaide Oliveira divulgou um vídeo para apoiadores em que condena os áudios sexistas do deputado estadual Arthur do Val, mas critica o "linchamento virtual" que ele estaria sofrendo.

"Quero repudiar veementemente o que foi dito nos áudios. Foi um comportamento absurdo, execrável, que envergonha até quem ouve, quanto mais quem fala", diz ela.

"Foram falas sexistas e machistas que humilham e ofendem todas as mulheres, e em especial as ucranianas, que estão numa situação de imensa vulnerabilidade", afirmou.

O vídeo de Oliveira começou a circular neste domingo (6), dois após os áudios do parlamentar, que fazem referências pejorativas às mulheres ucranianas, terem vindo à tona. Ela disse que demorou a se manifestar porque queria conversar com Do Val, de quem é próxima. A ativista foi vice dele na disputa pela Prefeitura de São Paulo, em 2020.

Ela diz no vídeo que o parlamentar, de 36 anos, é "jovem" e tem a idade de seus filhos. "Condenar o erro, ok. Destruir uma pessoa, não. As pessoas não são descartáveis. Eu acho deplorável a cultura do cancelamento, que é a versão digital do apedrejamento em praça pública", afirmou. Oliveira deve ser candidata a deputada federal neste ano pelo Podemos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.