Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

São Paulo vai instalar 2.556 novas câmeras corporais em policiais militares

Governo de SP prevê ultrapassar a marca de 10 mil bodycams até o final de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Militar de São Paulo receberá até o fim de abril mais 2.556 câmeras corporais. Os equipamentos serão acoplados aos uniformes dos PMs paulistas e podem transmitir em tempo real todas as atividades diárias dos policiais.

O investimento para utilização desses equipamentos é de R$ 60,3 milhões para um contrato de 30 meses –R$ 786 por câmera, incluindo toda infraestrutura necessária ao funcionamento do sistema. As mortes por intervenção policial apresentaram forte redução nos batalhões da PM-SP com uso das bodycams.

Policiais militares mostram câmeras instaladas nos uniformes, em São Paulo (SP).  O sistema irá transmitir imagens das ocorrências para o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo ) em tempo real
Policiais militares mostram câmeras instaladas nos uniformes, em São Paulo (SP). O sistema irá transmitir imagens das ocorrências para o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo ) em tempo real - Rubens Cavallari/Folhapress

A entrega será feita pelo atual vice, Rodrigo Garcia (PSDB), já que João Doria (PSDB) deixará o governo até o fim de março. Atualmente há 5.600 câmeras em funcionamento, e o Governo de SP prevê ultrapassar a marca de 10 mil em 2022.

Hoje presentes em três estados, as câmeras nos uniformes policiais estão sendo estudadas para possível aquisição em quase todo o país, segundo levantamento realizado pela Folha.

Acoplado à farda, o equipamento é utilizado para registrar intervenções dos agentes em vídeo e áudio.

Nos dois primeiros meses de ampliação do uso das câmeras, as mortes por intervenção policial apresentaram forte redução no estado. Em junho de 2021, esse índice caiu para 22, o menor registro desde maio de 2013.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.