Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Senadores do PSD dizem a Kassab que é cedo para falar em candidatura Leite

Conversa aconteceu no mesmo dia em que Pacheco anunciou a desistência do Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Senadores do PSD disseram ao presidente do partido, Gilberto Kassab, que ainda é cedo para falar em uma candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), à Presidência da República pelo partido.

A conversa aconteceu na noite de quarta-feira (9), quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a desistência de disputar o Palácio do Planalto.

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite em palestra no Atlantic Council. Fotos: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini

Segundo relatos, na sequência Kassab afirmou que, nesse cenário, há uma possibilidade de Leite se filiar ao partido e disputar a presidência.

Alguns parlamentares, então, pontuaram que o primeiro passo para se falar em candidatura de Leite seria ele renunciar ao governo do Rio Grande do Sul, o que ainda não fez. Preferiram não discutir sobre algo ainda não concretizado.

O líder da bancada, Nelsinho Trad (PSD-MS), diz que não é segredo para ninguém que há no partido quem apoie o presidente Jair Bolsonaro (PL) e quem prefira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A candidatura própria ajudaria a pacificar essas divergências. "Na reunião foi falado que o partido já está completando dez anos e precisa empunhar sua bandeira", relatou.

O senador Ângelo Coronel (PSD-BA) também é defensor da candidatura própria. "Time que não joga não tem torcida", provoca.

Ainda não há uma reunião prevista, nem uma conversa de Leite com o Kassab para tratar do assunto. Mas uma das principais aliadas do governador, a ex-senadora Ana Amélia (PP-RS), filia-se ao PSD na próxima quarta-feira, o que está sendo interpretado no partido como um sinal positivo.

Na última quinta-feira (10), Leite disse em viagem aos Estados Unidos que ainda debate a possibilidade e decisão virá nas próximas semanas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.