Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Bancadas da bala e evangélica vão tentar derrubar inelegibilidade de Daniel Silveira

Representantes dos dois grupos se reúnem nessa terça-feira em Brasília para buscar caminhos jurídicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Deputados das frentes parlamentares evangélica e da segurança pública se reúnem nesta terça-feira (26) em Brasília para buscar formas de derrubar a inelegibilidade de Daniel Silveira (PTB-RJ).

Na última sexta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu perdão após a condenação de Silveira pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas os elementos acessórios, como a inelegibilidade, a princípio não são afastados pelo ato.

0
O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). (Foto: Gabriela Bilo /Folhapress, POLITICA) - Folhapress

O deputado Capitão Augusto (PL-SP), que articula a estratégia, conta que a intenção é conseguir que a Frente Parlamentar Agropecuária também se junte ao grupo.

"A gente tem que fazer alguma coisa para proteger esse pessoal. Não é só o Daniel Silveira. Tem blogueiros e outros políticos, todos da direita, sofrendo com o que a gente considera excesso do STF", avalia.

Um parlamentar ouvido em reserva afirma que será difícil encontrar uma solução jurídica. A mais plausível seria alterar a Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade após condenação por órgãos colegiados. Por esse caminho, no entanto, políticos também da esquerda ou condenados pela Lava Jato acabariam sendo beneficiados, além de haver dificuldade para se mexer nessa legislação em ano eleitoral.

"Vamos encontrar a melhor forma de fazer, sem beneficiar quem é bandido e quem é corrupto", diz Capitão Augusto.

Integrantes desse grupo acreditam que um dos caminhos poderia ser apoiar financeiramente o deputado para buscar uma solução jurídica. Com melhores advogados, avaliam, ele poderia tentar anular a condenação, sem precisar trazer mais essa questão para o Congresso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.