Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Caetano Veloso, Frei Betto e dezenas de personalidades assinam manifesto em apoio a Boulos

Líder do PSOL e do MTST é pré-candidato a deputado federal por São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dezenas de artistas, intelectuais e personalidades de diversas áreas assinaram manifesto em apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) a deputado federal por São Paulo.

Entre os que colocaram seus nomes estão Caetano Veloso, Fernando Morais, Frei Betto, Gal Costa, Marieta Severo, Gregório Duvivier, Nathalia Dill, Ferréz, Zélia Duncan, Dira Paes, Otávio Martins, José de Abreu, José Trajano, Astrid Fontenelle e Bel Coelho.

Também assinaram os advogados Conrado Hübner Mendes, Silvio Almeida, Walfrido Warde e Pedro Serrano, o psicanalista Christian Dunker, as arquitetas e urbanistas Erminia Maricato e Raquel Rolnik, a economista Laura Carvalho e o sociólogo Jessé Souza.

O documento já conta com mais de 300 assinaturas.

Guilherme Boulos (dir.) durante visita do ex-presidente Lula e do ex-prefeito Fernando Haddad a Santo André (SP)
Guilherme Boulos (dir.) durante visita do ex-presidente Lula e do ex-prefeito Fernando Haddad a Santo André (SP) - Marlene Bergamo-25.mar.2022/Folhapress

Intitulado "Boulos para Deputado Federal - Por uma Bancada do Povo no Congresso Nacional", o manifesto diz que o que está em jogo em 2022 não é apenas uma eleição, "mas tirar o Brasil do buraco e resgatar a esperança".

"É hora de derrotar Bolsonaro, o bolsonarismo e o seu projeto de destruição de direitos tão duramente conquistados", diz o texto, que defende a ocupação do Congresso por um "projeto progressista, de avanço dos direitos sociais, que paute os verdadeiros problemas do país."

"Hoje o Brasil está nas mãos do centrão, que atua na base da chantagem e do toma lá da cá. Em 2023, precisaremos ter força para revogar os retrocessos, como a reforma trabalhista e o teto dos gastos, e avançar nas pautas que o povo mais necessita. Se existem as bancadas da bala e do boi, por que não uma grande Bancada do Povo e das nossas causas?", continua.

O manifesto destaca a importância de que Boulos tenha votação superior à de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também concorrerá a deputado federal, "por tudo o que ele simboliza".

Coordenador do MTST, Boulos anunciou no final de março que desistiu de disputar o Governo de SP para tentar brigar por vaga no Congresso.


Veja o manifesto na íntegra

Boulos para Deputado Federal - Por uma Bancada do Povo no Congresso Nacional!

O momento do Brasil é crítico, exige coragem e gestos políticos ousados. Em 2022 precisamos apontar um outro futuro para nosso país e acabar com o pesadelo. É hora de derrotar Bolsonaro, o bolsonarismo e o seu projeto de destruição de direitos tão duramente conquistados.

O que está em jogo neste ano não é apenas uma eleição, mas tirar o Brasil do buraco e resgatar a esperança. Eleger Lula é decisivo, mas vamos precisar de um Congresso diferente. Hoje o Brasil está nas mãos do "Centrão", que atua na base da chantagem e do toma lá da cá. Em 2023, precisaremos ter força para revogar os retrocessos, como a reforma trabalhista e o teto dos gastos, e avançar nas pautas que o povo mais necessita. Se existem as bancadas da bala e do boi, por que não uma grande Bancada do Povo e das nossas causas?

Em São Paulo, temos ainda o desafio de derrotar Eduardo Bolsonaro por tudo o que ele simboliza. Não podemos deixar que se torne novamente o deputado mais votado.

Mais do que isso: precisamos ocupar o Congresso Nacional com um projeto progressista, de avanço dos direitos sociais, que paute os verdadeiros problemas do país; um projeto construído por várias mãos e a partir da base, com coragem para enfrentar os retrocessos. É isso o que a candidatura de Boulos para federal representa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.