Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Fora da federação, PSB em SP aposta em quarteto para puxar votos na Câmara

Essa será a primeira eleição sem coligação; meta é eleger ao menos quatro deputados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSB, fora da federação formada por PT, PV e PCdoB, aposta em quatro nomes para puxar votos e aumentar a bancada federal em São Paulo: os recém-filiados Augusto de Arruda Botelho e Tabata do Amaral (que foi eleita pelo PDT em 2018), além do deputado federal Rodrigo Agostinho e do ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette.

A meta é conseguir, ao menos, repetir o desempenho de 2018 e eleger quatro deputados.

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) durante entrevista no estúdio Folha/UOL. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Na janela partidária, dois deputados deixaram o partido: Jefferson Campos e Rosana Valle foram para o PL, e a deputada é cotada para a vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Por isso, repetir o número de eleitos será um desafio.

Nas últimas eleições, Tabata foi a sexta deputada mais bem colocada, com 264 mil votos, e é a maior aposta do partido, com potencial de voto em todas as regiões do estado.

Já Agostinho foi o segundo mais votado da legenda, com pouco mais de 100 mil votos. Ele é visto como o candidato com maior projeção no interior paulista. Botelho, advogado de renome estreante em eleições, projetou-se como um crítico dos métodos da Operação Lava Jato, enquanto Donizette é um dos principais dirigentes do partido no estado.

Em 2022 há outra novidade com capacidade de trazer votos no estado: o ex-governador Geraldo Alckmin. Conhecido e disputando a Vice-Presidência na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, a expectativa é que dê mais visibilidade aos candidatos da legenda.

Depois de uma longa negociação, o PSB decidiu ficar fora da federação formada pelo PT, PCdoB e PV. Divergências nos estados e na direção do grupo motivaram a desistência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.