Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu forças armadas

Grupo liberal Livres intensifica campanha contra alistamento militar obrigatório

Movimento quer aproveitar Dia do Exército para divulgar bandeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo liberal Livres quer aproveitar o Dia do Exército para intensificar sua campanha contra a obrigatoriedade do alistamento militar.

Jovens que fazem o serviço militar recebem treinamento em armas em Americana (SP) - Tiro de Guerra de Americana no Facebook

A entidade diz já ter auxiliado cerca de 800 jovens a obter dispensa do serviço por objeção de consciência, um direito previsto na Constituição. A meta agora é chegar a 2.000 casos.

O Livres, que reúne políticos de diversos partidos, diz não concordar com o serviço obrigatório por uma questão de princípios. "Somos contra a imposição pelo Estado de algo que deveria ser da esfera individual", diz Magno Karl, diretor do grupo.

Segundo ele, é preciso tornar o serviço voluntário e regulamentar formas de alistamento civil.

"Primeiro é preciso informar os jovens do direito, que é garantido pela Constituição, da dispensa por objeção de consciência. Deve ser então oferecida ao jovem a possibilidade de prestar um serviço alternativo. Como nunca houve regulamentação deste dispositivo, o jovem deve ser dispensado", afirma Karl.

Além de representar formalmente jovens que pedem dispensa do serviço militar, o Livres também oferece assistência jurídica caso necessário. "Mas em 99% dos casos isso não é preciso, o pedido de dispensa é aceito pela autoridade militar", afirma o diretor.

A intensificação da campanha, segundo Karl, ocorrerá com a participação de parlamentares ligados ao grupo e coordenadores estaduais do movimento, entre outras lideranças.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.