Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Janela partidária torna quase impossível vitória no primeiro turno, dizem petistas

O PL, partido do presidente, contabiliza 77 parlamentares e é o maior partido da Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passado o período da janela partidária, a avaliação de lideranças no PT é de que o presidente Jair Bolsonaro fez seu dever de casa e o crescimento dos partidos de sustentação do governo acabará por impor uma eleição mais dura do que o esperado.

Para avaliar a nova distribuição de forças, o GT Eleitoral do PT faria uma reunião nesta segunda-feira (4). Mas em um primeiro momento, há a percepção de que a já difícil eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro turno agora é praticamente impossível.

Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante cerimônia de despedida dos ministros que deixaram o governo
Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante cerimônia de despedida dos ministros que deixaram o governo - Pedro Ladeira-31.mar.2022/Folhapress

A janela teve um saldo positivo para o centrão de Bolsonaro, que viu o seu PL se tornar a maior bancada da Câmara, com 77 deputados, e com o já esperado esvaziamento da União Brasil (fusão de PSL e DEM). PP e Republicanos também ampliaram suas bancadas.

Já o PT, que segue como o segundo partido da Casa, contabiliza apenas dois deputados além dos eleitos em 2018. Havia a expectativa de receber mais parlamentares do PSB, insatisfeitos com a não adesão à federação, mas isso não se concretizou. Os dois deputados filiados são Rubens Pereira Júnior, que era do PCdoB no Maranhão, e Flávio Nogueira, vindo do PDT do Piauí.

O líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes, avalia que do ponto de vista da governabilidade, no entanto, o efeito é nulo. Em que pese a intensa movimentação, permanece inalterada a proporção entre governo e oposição.

Lopes minimiza o número baixo de novos deputados filiados. "Acredito que a bancada do governo fez uma aposta de buscar eleger os mesmos! Impossível! O sistema proporcional de votação impedirá a reeleição dos mesmos", projeta. Segundo ele, o PT fez a opção pela renovação de quadros, pela diversidade de candidaturas e priorizando a federação com PV e PCdoB.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.