Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lindôra deve ser dura contra Daniel Silveira, mas criticar atitudes do STF em julgamento nesta quarta

Será a estreia da vice-procuradora-geral da República em sustentações orais no STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, deve fazer um voto duro contra o deputado Daniel da Silveira (PTB-RJ) nesta quarta-feira (20), no julgamento da ação penal a qual responde. De acordo com interlocutores na Procuradoria-Geral da República, ela deve se posicionar em seu voto contra excessos do parlamentar.

Subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo. Foto: Gil Ferreira/ Agência CNJ - Gil Ferreira/ Agência CNJ

Lindôra, no entanto, fará acenos também ao Congresso Nacional e críticas a algumas das medidas tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação relatada pelo ministro Alexandre de Moraes. Ela deve se manifestar contra o envio de policiais federais à Câmara dos Deputados para instalar a tornozeleira eletrônica no parlamentar.

Será a estreia de Lindôra em sustentações orais no STF. Ela substitui o procurador Geral da República, Augusto Aras, que está de férias.

Mesmo que haja pedido de vista, a Corte deve formar maioria já nesta semana contra o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O julgamento da ação penal da qual é réu está marcado para esta quarta-feira (20). O assunto é tratado com cuidado porque ministros enxergam potencial para acirrar rusgas entre a Corte e os demais Poderes e, ainda, expor divergências entre seus próprios integrantes.

Daniel Silveira foi preso em flagrante em 16 de fevereiro de 2021 após fazer ataques ao STF e seus integrantes nas redes sociais. Ele usou palavras de baixo calão para se referir aos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Edson Fachin, a quem chamou de "mimado" e "marginal da lei".

Em março, Mraes autorizou a prisão domiciliar, mas, em junho do mesmo ano, voltar a determinar sua reclusão após a PGR apontar mais de 30 violações à tornozeleira eletrônica que usava.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.