Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lira deve abandonar proposta de grupo de trabalho sobre garimpo em terras indígenas

Mineração em reservas é defendida por Bolsonaro e ruralistas e buscou embalo da guerra na Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve abandonar a ideia de criar um grupo de trabalho sobre o garimpo em terras indígenas. O plano agora é ampliar o escopo e fazer uma revisão de todo o Código da Mineração, em um grupo já criado para este fim.

O grupo sobre garimpo em terras indígenas foi anunciado em 9 de março, após a derrota do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da bancada ruralista na Câmara em aprovar o PL 191/200. O objetivo era aproveitar o impacto da guerra da Ucrânia no preço dos fertilizantes para emplacar a proposta.

Indígenas de diversas etnias fazem ato em frente ao STF em setembro de 2022. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Houve forte mobilização de artistas e da sociedade civil para barrar o texto. Por falta de consenso, só houve apoio para a aprovação de um requerimento de urgência, que envia a análise do tema direto para o plenário. Na ocasião, Lira prometeu levar o projeto de novo a voto em 30 dias, após a análise de grupo de deputados.

Passado este prazo, nem o grupo de trabalho foi criado ainda. O tema perdeu fôlego e mesmo empresas ligadas à mineração se posicionaram contra a proposta. O Instituto Brasileiro de Mineração, que conta com empresas como Vale e Samarco, soltou nota afirmando ver o PL 191/2020 como inadequado para os fins aos quais se destina. Empresas do agro também se manifestaram contra o projeto.

O governo Bolsonaro é um grande entusiasta da mineração em terras indígenas. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência indicou aval a garimpos de ouro em terras indígenas intocadas na Amazônia em caso de aprovação de uma nova lei que libere mineração nesses territórios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.