Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu União Europeia

Lula manifesta apoio a esquerdista Mélenchon para presidente da França

Ex-presidente mandou carta a esquerdista, apesar de manter boa relação com Macron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff enviaram carta ao partido França Insubmissa expressando apoio à candidatura do representante da legenda, o veterano esquerdista Jean-Luc Mélenchon, na eleição presidencial do país europeu.

O candidato esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que concorre a presidente da França - Lionel Bonaventure/AFP

"Desejamos sucesso ao companheiro Jean-Luc Mélenchon e à França Insubmissa nas jornadas eleitorais dessa semana, que se inserem na luta pela paz, pela autodeterminação dos povos, por justiça e igualdade de direitos", diz a carta, assinada por Lula, Dilma e pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

O primeiro turno da eleição presidencial francesa ocorre no próximo domingo (10). Mélenchon tem obtido por volta de 14% nas pesquisas e luta por uma vaga no segundo turno. Ele tem aparecido atrás do atual presidente, Emmanuel Macron, e da líder da extrema-direita, Marine Le Pen, no entanto.

Apesar do apoio ao esquerdista, Lula mantém uma boa relação com Macron. No ano passado, ele chegou a ser recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente francês.

As relações entre Mélenchon e o PT são antigas. Durante a prisão de Lula, o francês expressou solidariedade ao brasileiro, o que não foi esquecido pelo partido na carta.

"Não nos esqueceremos de sua firme posição diante do golpe contra a presidenta Dilma e da condenação injusta e ilegal do presidente Lula", diz a mensagem dos petistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.