Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Ministros do STF avaliam que é preciso poeira baixar para iniciar aproximação com Planalto

Para magistrados, ainda não está claro em qual terreno estariam pisando, nem quem seria o melhor interlocutor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que querem uma aproximação com o Palácio do Planalto, após a crise gerada com o perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), defendem que é preciso esperar a poeira baixar para enviar sinais ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O primeiro ponto que os magistrados querem entender é quão duradoura poderia ser uma nova ponte de diálogo. Desde o início do mandato de Bolsonaro já foram feitas algumas tentativas de aproximação, frustradas por novas crises.

O presidente Jair Bolsonaro conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. REUTERS/Adriano Machado - REUTERS

O segundo ponto é quem poderia estar à frente do processo. Quando ainda era do Executivo, o ministro André Mendonça por diversas vezes desempenhou esse papel.

Como mostrou a colunista Mônica Bergamo, Mendonça manteve interlocução com a bancada evangélica e tem procurado uma solução para a crise gerada com o indulto. Seus colegas, no entanto, ainda não estão seguros de que ele seria o melhor nome. "Todos podem ajudar", afirma um togado.

Pelo lado do Planalto, no entanto, os aliados mais próximos do presidente defendem a sinalização de uma bandeira branca o quanto antes. A avaliação é de que Bolsonaro já faturou politicamente com o episódio e, agora, é a vez de o Congresso assumir a dianteira nesse assunto. Como a Folha mostrou nesta quinta-feira (28), a campanha viu efeito eleitoral limitado com o indulto.

Seus interlocutores afirmam que, dada a temperatura da crise e a proximidade com as eleições, Bolsonaro entregará a missão ao seu núcleo de extrema confiança. O mais provável é que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entre em campo.

Houve uma escalada da temperatura da crise desde a quarta-feira passada (20), quando o STF condenou Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão. Além da imposição de pena, os ministros também votaram para cassar o mandato, suspender os direitos políticos e determinar o pagamento de multa de cerca de R$ 192 mil.

Na sexta-feira (22), Bolsonaro concedeu um indulto ao deputado. Em tese, o instrumento impede o cumprimento da pena por ataques feitos à corte, mas não sua inelegibilidade.

No domingo (24), a crise se agravou devido a declarações dadas pelo ministro Luís Roberto Barroso. Ele afirmou que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro. O Ministério da Defesa reagiu e classificou a fala de Barroso como "irresponsável" e "ofensa grave".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.