Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministros do TCU reclamam de sigilo no preço da ação da Eletrobras

Governo tem pressa na análise da capitalização, mas falta da informação deve gerar pedido de vista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) estão incomodados com o sigilo imposto por Aroldo Cedraz ao preço de venda da ação da Eletrobras. O relator argumenta ser necessário preservar o dado para não divulgar informação privilegiada a interessados na compra e não dá publicidade nem aos demais colegas.

Fachada do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília, DF. (Brasília, DF, 18.04.2009. Foto de Lula Marques/Folhapress) - Lula Marques/Folhapress

Mas os titulares do TCU reclamam que se não tiveram acesso com prazo hábil para análise, acabarão tendo de pedir vista e adiando, ainda mais, a votação da capitalização da estatal. A previsão é de o tema ir ao plenário em 11 de maio.

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem pressa na votação. Há receio de a oferta de ações ficar muito próxima das eleições e espantar investidores.

Nesta quinta-feira (7), em um seminário na Corte sobre a venda, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a pressionar e citou a guerra na Ucrânia para justificar a urgência em analisar a proposta.

"Vem uma segunda crise agora, uma guerra, que nos acelerou em direção à transição energética. A ideia de segurança energética, de risco geopolítico, é agora uma constante em nossas vidas. É um problema da maior gravidade e seriedade", disse.

O TCU já aprovou uma primeira etapa da capitalização. O modelo proposto é o de venda de ações para diluir o capital e, assim, reduzir a participação da União de 72% para 45% da empresa, menos da metade.

Procurado, Cedraz afirmou que o sigilo é imposto pelo detentor da informação, o BNDES. E que se dispõe a passar os dados aos ministros, caso seja solicitado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.