Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Moro falará em abertura de congresso de combate à lavagem de dinheiro

Ex-juiz participará do 4° Congresso de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) fará a abertura do 4° Congresso de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa, realizado entre 10 e 19 de maio. O evento é um dos maiores do tipo na América Latina.

O evento também contará com a presença inédita de Marcus Pleyer, presidente do Gafi, organismo internacional de combate à lavagem de dinheiro, no dia 17 de maio.

O evento terá painéis com especialistas para debater temas como criptoativos, lavagem de dinheiro, proliferação de armas de destruição em massa, jornalismo investigativo, crime ambiental, terceirização dos serviços de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, entre outros.

Sergio Moro durante cerimônia de filiação do MBL ao Podemos
Sergio Moro durante cerimônia de filiação do MBL ao Podemos - Adriano Vizoni-26.jan.2022/Folhapress

Moro deixou a magistratura no final de 2018 para se tornar ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL). Mais recentemente, decidiu dedicar-se à carreira política, mas seu projeto eleitoral encontra-se indefinido no momento. Depois de deixar o Podemos, no qual vinha sendo preparado para ser o candidato presidencial, filiou-se à União Brasil.

No novo partido, suas pretensões presidenciais foram barradas e lhe foi oferecida a possibilidade de concorrer a deputado federal. Ele disse que não aceitará essa alternativa. Mais recentemente, Luciano Bivar, presidente da União Brasil e pré-candidato presidencial da sigla, acenou com a possibilidade de ter Moro como seu vice.

No desdobramento mais recente da Lava Jato, o Comitê de Direitos Humanos da ONU concluiu que Moro e os procuradores da Lava Jato foram parciais em relação aos casos investigados contra Lula. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (28). O ex-juiz exaltou a Lava Jato e disse que o petista foi condenado por corrupção em três instâncias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.