Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu congresso nacional

Senador petista questiona compensação a Eletrobras por Itaipu e Eletronuclear

Jean Paul Prates protocolou requerimento para ouvir ministérios da Economia e Minas Energia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) protocolou nesta segunda-feira requerimento para ouvir representantes dos ministérios da Economia e de Minas Energia (MME) sobre o processo de capitalização da Eletrobras. Ele afirma que não estão claras as condições levadas em consideração para compensar a Eletrobras por Itaipu Binacional e Eletronuclear.

Usina Binacional de Itaipu. Foto: Caio Coronel / Itaipu

Ele pede para serem ouvidos Fátima Dadald Pereira e Marcelo Guaranys, secretários-executivos do MME e da Economia, respectivamente. Quer que sejam convidados também o secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores, Otávio Brandelli, a ex-ministra de Energia do Paraguai Mercedez Canese, o ex-presidente da Itaipu Jorge Sameck e Ricardo Canese, deputado do ParlaSul pelo Paraguai.

Para desestatizar a Eletrobras, foi criada uma estatal para gerir os ativos que não podem ser alienados, a Itaipu e a Eletronuclear. O senador critica a falta de transparência na definição do valor da Itaipu, pelo qual a Eletrobras terá de ser compensada.

"É necessário alumiar quais condicionantes de investimentos foram levados em conta para tal 'valuation'. Esses investimentos condicionados serão suficientes para preservar o patrimônio atual da empresa segregada?"

Ele ainda questiona como se dará a comercialização da energia produzida pela nova estatal, se a Eletrobras continuará responsável pelo processo e, caso positivo, se participou de licitação para tal.

O requerimento precisa ser votado pela Comissão de Infraestrutura.

O governo corre contra o relógio para fazer o lançamento de ações da Eletrobras para não contaminar a venda com o período eleitoral. A demora em analisar o processo no Tribunal de Contas da União comprometeu o cronograma da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.