Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Adversários de Doria definem estratégia para derrubar prévia na convenção

Pelo entendimento de opositores do ex-governador, estatuto deixa brecha em caso de não haver candidatura própria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adversários de João Doria no PSDB definiram a estratégia jurídica para derrubar na convenção do partido a candidatura presidencial do ex-governador de São Paulo.

O artigo 152 do estatuto tucano obriga que a convenção homologue o vencedor nas prévias, mas o entendimento dos opositores de Doria é que isso vale apenas se o partido tiver candidato. Portanto, a regra não se aplicaria se a legenda decidir apoiar outra candidatura. Hoje, o nome mais forte é o de Simone Tebet (MDB).

Pré-candidato à Presidência pelo PSDB, João Doria em sabatina organizada pelo UOL e pela jornalista da Folha de S. Paulo (Foto:Reprodução/UOL ) - Reprodução/UOL

Segundo um anti-Doria, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não pode obrigar o partido a ter candidato. Já os defensores do ex-governador afirmam que o estatuto claramente garante o direito de ele disputar a Presidência.

"O estatuto diz claramente que a convenção deve proclamar o resultado das prévias. Proclamar significa declarar publicamente em voz alta", diz o advogado de Doria, Arthur Rollo. "Por que gastar R$ 12 milhões de dinheiro público com as prévias se é para jogar o resultado no lixo", completa.

O presidente do PSDB do município de São Paulo, Marco Vinholi, também contesta. "A candidatura de Doria foi definida por prévias, com a participação de mais de 30 mil filiados. Creio que a democracia partidaria é um pilar fundamental do PSDB que será respeitado", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.