Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Após pressão, Telegram recomenda canal do TSE contra fake news

Plataforma que reúne comunidades com milhares de apoiadores de Bolsonaro assinou parceria com a corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dias após assinatura de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Telegram enviou uma mensagem aos seus usuários recomendando o acesso ao canal da corte eleitoral para evitar fake news a respeito das eleições brasileiras.​

"Para não cair em fake news sobre as eleições no Brasil em 2022, entre no canal oficial do Tribunal Superior Eleitoral no Telegram", diz o texto, que inclui o link para o canal do TSE na plataforma.

Na mesma mensagem, o Telegram também recomenda acesso ao canal do Ministério da Saúde para atualizações a respeito da situação da Covid-19 e esforços para a vacinação e de saúde pública no Brasil.

Logo do aplicativo de mensagens Telegram, que tem sido pressionado a atuar contra desinformação
Logo do aplicativo de mensagens Telegram, que tem sido pressionado a atuar contra desinformação - Kirill Kudryavtsev/AFP

Telegram e TSE assinaram contrato na segunda-feira (16), após a plataforma ter entrado na mira do Judiciário brasileiro e assumido compromissos contra as fake news. O Telegram abriga comunidades com milhares de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido da Polícia Federal e determinou que as plataformas e provedores de internet bloqueassem o funcionamento do Telegram em todo o Brasil.

Para conseguir o desbloqueio, a empresa assumiu compromissos com o STF, envolvendo moderação e combate à desinformação e aderiu ao programa de enfrentamento à desinformação nas eleições da corte eleitoral.

Dias depois, o Telegram também aderiu ao programa de enfrentamento à desinformação nas eleições do TSE. Até então a empresa vinha ignorando as tentativas de contato da Justiça Eleitoral.

Mensagem enviada pelo Telegram aos seus usuários
Mensagem enviada pelo Telegram aos seus usuários - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.