Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro cria perfil no Kwai de olho no eleitorado do Norte e Nordeste

Presidente ingressou na plataforma que tem presença maior nas regiões onde rejeição ao seu nome é maior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda organiza a sua comunicação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentra em ampliar o seu domínio nas redes sociais, agora no Kwai.

A plataforma não dá detalhes por questões de estratégia comercial, mas afirma haver uma maior participação de usuários nas regiões Norte e Nordeste, justamente no eleitorado em que Bolsonaro pontua menos nas pesquisas.

De acordo com o Datafolha divulgado nesta quinta-feira (26), o presidente aparece com 21% das intenções de voto no Nordeste, enquanto o petista alcança 71%.

O Presidente Jair Bolsonaro (PL) participa da cerimônia no Palácio do Planalto ao lado do ministro Braga Netto (PL). (FOTO: Antonio Molina/Folhapress) - Folhapress

Integrantes da campanha de Bolsonaro afirmam que a estratégia nas redes sociais continua sendo conduzida pelo filho, Carlos. A conta no Kwai foi criada no último dia 20, já tem 29 vídeos e conta com 96 mil seguidores.

Nas publicações, é possível ver o trecho de uma entrevista em que Bolsonaro relata dois episódios em que teria salvado duas pessoas de se afogarem, passagens da sua última viagem a Belo Horizonte e referências ao encontro com o bilionário Elon Musk, por exemplo.

O Kwai chegou ao Brasil em 2019 e tem, hoje, mais de 45 milhões de usuários ativos na média mensal, com maior presença entre os maiores de 25 anos. É de origem chinesa e compete com o Tiktok.

O aplicativo se dedica a vídeos curtos e, como uma das estratégias para ganhar mercado, trabalhou com bonificação aos usuários que assistissem publicações por mais tempo. Dessa maneira, mirou também em um público com menor poder aquisitivo.

De acordo com dados da plataforma, os usuários no Brasil passam em média 60 minutos nela por dia. É o sexto aplicativo mais acessado, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box do site Mobile Time.

A assessoria de Lula diz que o ex-presidente pretende entrar na plataforma, mas não revela a data porque não "discute estratégia publicamente". Ainda assim, afirma estar satisfeita com os indicadores de redes sociais.

O Kwai se prepara para a entrada de políticos na plataforma e criou uma política de remoção de conteúdos falsos e menor exposição de postagens não checadas. Também firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com uma página de divulgação de informações sobre o processo eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.