Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Buser aponta amizade de juiz que vetou atuação na BA com empresário concorrente

Empresa de venda de passagens de ônibus online apresentou recurso pedindo nulidade de decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Buser, plataforma de venda de passagens de ônibus online, entrou com ação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região pedindo a anulação de uma sentença judicial de janeiro deste ano que proibiu sua operação na Bahia.

Ônibus da empresa Buser, de venda de passagens - Divulgação/Buser

O argumento é que o juiz que proferiu a sentença, João Paulo Pirôpo de Abreu, da vara federal de Paulo Afonso (BA), tem relação de amizade com o proprietário da Rota Transportes, empresa de ônibus do estado que entrou com a ação contra a Buser.

"Publicações em sites de notícias regionais e redes sociais contêm diversas fotos nas quais o sr. Paulo Carletto e o excelentíssimo juiz dr. João Paulo Pirôpo de Abreu aparecem lado a lado, demonstrando existência de relação de amizade íntima e contínua entre o nobre julgador desta ação e o referido diretor e controlador de fato da Rota", diz a ação da Buser.

Na peça jurídica, estão anexadas fotos de colunas sociais da imprensa baiana mostrando Pirôpo e Carletto em eventos sociais de 2010 a 2016, inclusive uma festa de réveillon.

O magistrado confirmou ao Painel que conhece Carletto e já esteve em eventos com ele, mas diz não ter relação íntima de amizade com o empresário. "Encontrei-o efetivamente em algumas ocasiões, como encontro outras pessoas, mas firmei meu posicionamento jurídico sem que isso fosse um fator", declarou.

Segundo Pirôpo, existem processos contra a Buser em todo o Brasil, movidos por empresas de ônibus tradicionais. "Existem colegas que concedem liminares e outros não", afirmou.

Por meio de sua assessoria, a Rota afirmou que a Buser busca com o recurso criar uma "cortina de fumaça". "Esse é o modus operandi da Buser, para surpresa de ninguém, já que não se pode esperar justiça e lealdade de uma entidade que sempre atuou à margem da lei e do Estado Democrático de Direito".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.