Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com Covid-19, Alckmin deve ficar isolado por uma semana, diz David Uip

Médico que trata do ex-governador tem feito alerta para aumento do número de casos no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O médico David Uip, procurado por Geraldo Alckmin (PSB) para tratar de quadro de Covid-19 de que desconfiava e que se confirmou, diz que o ex-governador deve ficar ao menos uma semana fora de combate, isolado dos demais e tratando dos sintomas.

Uip diz que nesta sexta-feira (6) Alckmin está se queixando de dor de garganta, mas já sem febre. Na quinta-feira (5), o ex-governador o procurou já com sintomas, mas com um primeiro resultado negativo para Covid-19.

Lula e Geraldo Alckmin durante evento do Solidariedade em São Paulo
Lula e Geraldo Alckmin durante evento do Solidariedade em São Paulo - Marlene Bergamo-3.mai.2022/Folhapress

O médico tem se empenhado em destacar publicamente nas últimas semanas um aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil. A contaminação de Alckmin faz parte desse movimento, assim como a reinfecção do próprio Uip em abril.

"Nós ficamos algumas semanas sem ver casos de Covid. De umas três semanas para cá voltou a aumentar. É um quadro clínico diferente do anterior. Período de incubação curto, sintomas principais são dor de garante insuportável, febre e um mal-estar geral. Dura mais ou menos sete dias", afirma Uip.

"É um pouco diferente das outras cepas, com as quais os pacientes complicavam a partir do sétimo dia. Agora tem a fase sintomática e a grande maioria não evolui para uma forma grave. Na fase ômicron, internei poucos pacientes e nenhum morreu", completa.

Alckmin tomou três doses de vacinas contra a Covid-19. Ele participaria presencialmente do lançamento da chapa presidencial de Lula (PT) neste sábado (7). Agora participará por vídeo.

O médico David Uip durante entrevista no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
O médico David Uip durante entrevista no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo - Mathilde Missioneiro-4.mai.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.