Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

Deputada venezuelana sob sanções internacionais é recebida na Câmara

Iris Varela, aliada do ditador Maduro, encontrou-se com parlamentares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada venezuelana Iris Varela, uma das principais apoiadoras do ditador Nicolás Maduro na Assembleia local, foi recebida oficialmente pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (9).

A deputada venezuelana Iris Varela durante visita à Câmara dos Deputados, com o vice-presidente, Marcelo Ramos (PSD-AM), no centro - Reprodução

Varela, ex-ministra responsável pelo sistema penitenciário, está na lista de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA e da OEA (Organização dos Estados Americanos), pelo apoio à ditadura e por outras acusações, como suposto envolvimento em narcotráfico e crime organizado.

O Brasil não reconhece a legitimidade da Assembleia Nacional venezuelana, controlada por seguidores do regime. Mesmo assim, a parlamentar veio ao país em missão oficial. Na Câmara, encontrou-se com o vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos (PSD-AM), e parlamentares petistas.

Segundo Ramos, foi uma visita institucional, que não depende da concordância do Itamaraty. "Eu recebi a deputada numa comitiva em que havia outros parlamentares, inclusive opositores do governo", diz ele.

Ele afirmou que a audiência foi concedida após pedido de alguns congressistas brasileiros, como o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e o senador Chico Rodrigues (União-RR).

O vice-presidente disse que não sabia que a parlamentar venezuelana estava sob sanções internacionais. "Não acho que isso seja um problema, só seria se ela tivesse sido recebida sozinha", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.