Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Eduardo Leite diz que não quer ser novamente centro de especulações tucanas

Ex-governador do RS afirmou a aliados que está focado no Rio Grande do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em encontros com aliados no fim de semana, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) disse que não quer voltar a ficar no centro das especulações tucanas a respeito de uma possível candidatura presidencial e que está focado em seu estado, onde cogita disputar as eleições para o cargo ao qual renunciou no final de março.

O ex-governador gaúcho disse a pessoas próximas que não vai se mexer para tentar viabilizar novamente um projeto presidencial, com a desistência de João Doria.

Eduardo Leite (PSDB) durante evento no Museu da Imigração em São Paulo
Eduardo Leite (PSDB) durante evento no Museu da Imigração em São Paulo - Zanone Fraissat-19.nov.2021/Folhapress

Nesta segunda (23), aliados do tucano gaúcho se animaram com a desistência de Doria e passaram a dizer que solicitariam ao PSDB que o segundo colocado nas prévias vencidas pelo ex-governador paulista, que foi Eduardo Leite, passasse então a ser considerado o pré-candidato da sigla.

Mesmo com a resistência de Leite às especulações do partido, seus aliados acreditam que ele poderá cogitar um retorno à disputa presidencial em alguns meses, caso não decole a pré-candidatura de Simone Tebet (MDB), que agora deverá encabeçar a chamada terceira via.

Na convenção partidária do PSDB, entre julho e agosto, em um cenário de estagnação, eles creem que Leite aceitaria um convite a assumir a liderança de uma chapa de partidos que rejeitam as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL).

Nesta segunda, Leite elogiou Doria nas redes sociais.

"O PSDB teve candidato legítimo oriundo das prévias, que agora faz gesto pela unificação da terceira via sob liderança de outro partido. Gesto importante de João Doria, que merece respeito. As circunstâncias adversas de uma eleição não diminuem a relevância do seu legado para o Brasil", escreveu.

João Doria (PSDB) durante anúncio de desistência da pré-candidatura à Presidência
João Doria (PSDB) durante anúncio de desistência da pré-candidatura à Presidência - Eduardo Knapp/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.