Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Guedes diz que reforma administrativa resolveria aumento das polícias

Equipe econômica diz que abertura de vagas anunciada por Bolsonaro é solução intermediária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Embora não seja a solução preferida da equipe econômica, a abertura de 625 vagas para agentes da Polícia Federal (PF) e o mesmo número para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem sido vista com uma solução intermediária às pressões da categoria.

O governo tem sido cobrado a fazer uma reestruturação das carreiras policiais desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou com um aumento para os profissionais da segurança pública. Diante da insatisfação dos demais servidores, o presidente acabou optando por dar um aumento linear de 5% a todos, e acabou desagradando essa parte relevante da sua base eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Segundo interlocutores do ministro da Economia, Paulo Guedes, a preferência dele era por ter feito a reestruturação na esteira da reforma administrativa, que acabou travada pelo Congresso Nacional. Caso tivesse sido analisada, poderia atender parte das demandas das policiais, mas equilibrando com o corte de algumas despesas.

Nesta terça-feira (3), Bolsonaro disse que acertou a convocação de 625 novos agentes da PF e da PRF. O número ficou abaixo da expectativa criada pelo próprio presidente no dia anterior, quando sinalizou que poderia abrir até mil vagas para cada carreira neste ano.

"Ontem foi acertado mais 625 vagas para cada força. Foi o que deu para fazer com o PLN 1 [projeto que abriu crédito para gastos com pessoal]. Os demais, vai ter outra oportunidade [para chamar] talvez este ano acabando eleições", afirmou em frente ao Palácio da Alvorada. A declaração foi divulgada por uma página bolsonarista no YouTube.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.