Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Líder de frente parlamentar dos caminhoneiros pede a Bolsonaro revisão de política da Petrobras

Nereu Crispim critica diretrizes que vinculam preço dos combustíveis a moeda estrangeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, Nereu Crispim (PSD-RS), protocolou nesta segunda-feira (16) uma indicação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo para ele revisar a política de preços da Petrobras.

Ele pede a "adoção de providência, a realização de ato administrativo ou de gestão, ou o envio de projeto sobre a matéria de sua iniciativa exclusiva" que proíba a vinculação dos preços com "critérios baseados em variações de índices ou moedas não adotadas oficialmente" pelo Brasil.

O deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS) durante sessão da Câmara
O deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS) durante sessão da Câmara - Cleia Viana-7.out.2021/Câmara dos Deputados

O deputado pede especificamente a alteração da resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) nº 703 de 26 de setembro de 2017 e da resolução n° 5 de 16 de março de 2017, que estabelecem critérios para o preço de referência do petróleo.

Nereu Crispim defende que a responsabilidade pelos preços dos combustíveis é do presidente Jair Bolsonaro, já que o governo federal participa do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que determina as diretrizes, sem intervir internamente na Petrobras.

"Enquanto houver tolerância nessa política, há violação aos princípios de defesa dos interesses nacionais e de defesa dos interesses dos consumidores, violação constitucional e crimes contra a ordem econômica", avalia.

A indicação é um instrumento por meio do qual um parlamentar se dirige ao presidente da República. Para chegar ao Planalto, precisa da assinatura do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.