Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministério da Saúde libera R$ 14 milhões para digitalização de UBS's

Recursos serão anunciados junto com portaria que regulamenta a telemedicina após fim do estado de emergência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Saúde irá liberar R$ 14,8 milhões para Unidades Básicas de Saúde (UBS's) ampliarem a digitalização e informatização dos serviços.

Os recursos do programa UBS Digital vão para áreas remotas em 326 municípios do país.

A ideia é ampliar os atendimentos à distância e implementar as ferramentas necessárias, como prontuário eletrônico e conexão à internet. Especialistas afirmam, no entanto, que o desafio para a digitalização do Sistema Único de Saúde (SUS) está mais relacionado a dificuldades operacionais do que a recursos financeiros.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga em coletiva para assinar decreto para o fim do estado de emergência em saúde pública de importância (Espin). FOTO: Antonio Molina/Folhapress - Folhapress

Os recursos serão anunciados na próxima quinta-feira, quando o ministro Marcelo Queiroga assina portaria regulamentando a telemedicina. O atendimento à distância foi autorizado excepcionalmente durante a pandemia do coronavírus e, com o decreto que pôs fim à situação do estado de emergência em saúde pública, esse tipo de consulta estava em um limbo legal.

Queiroga tem se mostrado entusiasmado com a regulamentação e quer deixar a telemedicina como um dos legados da sua gestão. Ele quer apostar na tecnologia e tem dito a auxiliares que é preciso aliar o profissional com o tecnológico para melhor atender a população.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado a participar do evento, mas ainda não confirmou presença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.