Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prefeitura de SP suspende pagamento a Daniela Mercury por show em evento com Lula

Medida dura até o final da apuração dos fatos, segundo ofício da Controladoria Geral do Município

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Controladoria Geral de São Paulo, órgão da prefeitura municipal, determinou a suspensão do pagamento do cachê de Daniela Mercury por sua apresentação no domingo (1º), no Pacaembu, em evento de sete centrais sindicais que comemoravam o Dia do Trabalhador.

A celebração serviu também para manifestar o apoio das organizações a Lula (PT), que esteve presente e discursou como a estrela da manifestação.

0
A cantora Daniela Mercury veste uma bandeira do Brasil durante show do 1° de Maio, na praça Charles Miller, em SP - - Marlene Bergamo - 1º.mai.2022/Folhapress

Em ofício nesta quinta-feira (5), o controlador Daniel Falcão diz que a suspensão deve durar "até o final de procedimento de apuração dos fatos e eventuais responsabilidades funcionais e empresariais".

Como mostrou a coluna Mônica Bergamo, a cantora recebeu R$ 160 mil da produtora que organizou a festa. A produtora, por sua vez, espera ser reembolsada pela prefeitura.

O pagamento do cachê gerou ruído depois que um suposto contrato entre ela e a Prefeitura de São Paulo passou a ser divulgado nas redes bolsonaristas. ​

Os recursos para o evento vêm da Prefeitura, revelou o site O Antagonista, e foram reservados à festa por meio de emendas parlamentares de vereadores que garantiram dinheiro para a estrutura e também para o pagamento do cachê dos artistas.

Segundo apuração da corregedoria, o valor das emendas já foi empenhado, mas ainda não foi pago para a produtora. Essa transferência que foi suspensa pelo órgão.

Em nota, os presidentes das centrais sindicais afirmaram que "o uso das emendas parlamentares para a realização de festas populares é respaldado pela lei orçamentária do município, que permite a vereadores e vereadoras destinar o valor das emendas a atividades culturais com apresentações artísticas abertas ao público, como festas juninas, festas de aniversário de bairro, atividades esportivas amadoras, como corridas de rua e campeonatos, Dia do Trabalhador, entre outras".

Reportagem da Folha relatou irritação de Nunes com o tema. O prefeito disse que o recurso é oriundo de emenda parlamentar dos vereadores Alfredo Alves Cavalcante, o Alfredinho, e Eduardo Suplicy, ambos do PT, e Sidney Cruz (Solidariedade).

"A prefeitura não iria negar a solicitação por emenda parlamentar para fazer uma festa para os trabalhadores, ressaltando que não é permitido em qualquer atividade paga com recursos públicos o uso político partidário", disse o prefeito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.