Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rodrigo Garcia força mudança na direção do Sebrae-SP para colocar aliado

Wilson Poit deixará o comando da instituição, e governador quer Marco Vinholi para o lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) decidiu trocar o atual diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, por um nome político de sua preferência.

Trata-se do cargo mais alto da entidade no estado, cobiçado por controlar um orçamento de R$ 674 milhões. O preferido de Garcia para o posto é Marco Vinholi, presidente do PSDB-SP e coordenador da campanha presidencial de João Doria (PSDB). Pressionado, Poit pedirá demissão do posto, abrindo espaço para o substituto.

Formalmente, o governador não tem poder para demitir ou nomear no Sebrae, uma entidade privada, mas os governadores fazem articulações para colocar seus indicados.

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de SP, durante jantar em São Paulo
Rodrigo Garcia (PSDB), governador de SP, durante jantar em São Paulo - Mathilde Missioneiro-20.nov.2019/Folhapress

O nome do diretor-superintendente é escolhido por um conselho de 13 membros do Sebrae-SP, que representam instituições como Fiesp, Fecomércio, Sindibancos, Associação Comercial de SP. A administração estadual tem assentos no conselho por meio da Desenvolve SP e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Poit é pai do deputado federal Vinicius Poit (Novo), pré-candidato ao Governo de SP e provável concorrente de Garcia. Empresário, ele migrou para a política quando se tornou secretário de Desestatização de Doria em 2017, na Prefeitura de SP.

Com a saída de Poit, que deve se concretizar no fim de maio, Garcia também atinge o ex-governador, de quem o empresário é próximo. Doria foi o responsável por sua indicação ao atual posto, que ocupa desde abril de 2019.

Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP desde 2019
Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP desde 2019 - Divulgação/Sebrae-SP

A troca de Poit por um político de carreira disparou reações negativas, e os envolvidos acreditam que Garcia não terá facilidade em emplacar seu indicado no conselho, caso mantenha o perfil de Vinholi.

"Para o bom funcionamento do Sebrae, as ingerências politicas devem ser evitadas. É desejável, e deve ser incentivado, o estabelecimento de parcerias com os governos, em todos os níveis (federal, estadual e municipal). Mas parcerias não podem ser confundidas com subordinação", diz Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae-RJ.

"Substituir um empreendedor de sucesso, como Poit, será uma desaconselhável e indesejável interferência no Sebrae-SP", completa. Outras lideranças do Sebrae, em caráter reservado, argumentaram no mesmo sentido.

A assessoria de comunicação do Sebrae-SP diz que Poit "sairá para se dedicar à iniciativa privada" —ele foi escolhido para a presidência do conselho de administração da empresa Light em março. O empresário não quis comentar as articulações para sua saída.

O governador Garcia também preferiu não se pronunciar. Vinholi disse que "não tem nenhum fundamento" a afirmação de que ele pode assumir o Sebrae-SP.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.