Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Solidariedade toca Hino Nacional para Alckmin para abafar Internacional Socialista

Paulinho da Força tem liderado esforço para aproximar a chapa do centro e da centro-direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta terça-feira (3), o evento organizado pelo partido Solidariedade para exibir uma frente ampla em torno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Geraldo Alckmin (PSB) tocou o Hino Nacional Brasileiro antes do início dos discursos.

Ao tocar o Hino, a ideia foi a de fazer contraponto à execução do hino da Internacional Socialista em congresso do PSB com o petista e Alckmin, na semana passada.

Marcaram presença Lula, Alckmin, Omar Aziz (PSD), Marcelo Ramos (PSD), Marília Arraes (Solidariedade), Randolfe Rodrigues (Rede), além de Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, entre outras lideranças políticas e sindicais.

Gleisi Hoffmann, Paulinho da Força, Lula e Geraldo Alckmin no ato do Solidariedade
Gleisi Hoffmann, Paulinho da Força, Lula e Geraldo Alckmin no ato do Solidariedade - Marlene Bergamo-3.mai.2022/Folhapress

Paulinho da Força tem liderado um esforço de aproximação de Lula e Alckmin a figuras de centro e da centro-direita, formando, segundo ele, uma frente ampla em defesa da democracia. Nesse sentido, por exemplo, Davi Alcolumbre e ACM Neto, da União Brasil, foram chamados para o ato desta terça, mas não compareceram.

"Uma vaia aqui, uma Internacional ali, reforma trabalhista. Isso só joga água contra o nosso moinho", disse Paulinho em seu discurso.

A Internacional é uma coligação de partidos socialistas e social-democratas de vários países existente desde 1951, que é associada a siglas de esquerda.

Ao final do evento da semana passada, questionado se havia ficado à vontade de ouvir o hino ligado a governos socialistas e comunistas, o ex-tucano Alckmin respondeu que sim.

"A social-democracia também teve origem na luta social, trabalhista", justificou.

Pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) fez provocação relacionada ao episódio no Twitter.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.