Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tebet tentou dificultar venda de publicações com conteúdo erótico quando deputada estadual

Na época, a senadora apresentou projeto para aumentar imposto sobre esses produtos e outro obrigando vendedores a expô-los em lugares reservados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pré-candidata a presidente, a senadora Simone Tebet (MDB) abraçou temas ligados à defesa da família quando era deputada estadual no Mato Grosso do Sul, há duas décadas.

Uma das causas que ela defendeu com mais ênfase foi a restrição à exposição de crianças e adolescentes a conteúdo erótico ou pornográfico em fitas de vídeo, DVDs, CD-ROM e revistas.

Tebet apresentou em 2003 dois projetos: um para aumentar a alíquota de imposto sobre esses produtos, como forma de desestimular seu consumo, e outro obrigando vendedores a lacrarem esses materiais e expô-los em locais reservados.

A pré-candidata à Presidência da República e senadora Simone Tebet (MDB-MS) no plenário do Senado. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - Jefferson Rudy/Agência Senado

"Tornou-se comum, ao se adentrar em bancas de jornais, deparar-se em meio a gibis e revistas infantis com revistas e CD-ROM eróticos cujas capas contêm fotos de sexo explícito", diz a justificativa do projeto.

A então deputada associou, na época, essas iniciativas ao combate à prostituição intantil. "Este projeto dá continuidade à atuação desta parlamentar no combate à prostituição infantil", afirmou. Nenhum dos projetos foi aprovado, no entanto.

Na atual pré-campanha, Tebet pretende reforçar os valores de defesa da família e sobretudo das mulheres, mas sem o mesmo tom adotado pelas franjas mais conservadoras do bolsonarismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.