Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus machismo

Associação de magistrados lança pesquisa para definir perfil das juízas brasileiras

Ideia é mapear cenário e propor políticas para superar machismo e entraves à atuação feminina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) coloca em campo a partir desta terça-feira (21) uma pesquisa para definir o perfil das juízas do Brasil. Magistradas de todo o país vão responder a questionário para mapear quem elas são, como trabalham e quais dificuldades enfrentam no dia a dia dos tribunais.

De acordo com os dados mais recentes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de 2018, as mulheres representavam apenas 38,8% dos magistrados em atividade. Considerando-se apenas os tribunais superiores, o percentual cai para 19,6%.

0
Entrevista com Renata Gil, primeira mulher eleita para presidir a AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), no Rio de Janeiro. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress) - Folhapress

"Nós vamos ouvir as juízas de primeiro e de segundo graus –estaduais, federais, do trabalho e militares– e ministras das cortes superiores para criar ações afirmativas, inclusivas, contra a discriminação e o preconceito, e que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres", declarou Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), cujo Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) é responsável pelo estudo.

"É fundamental o engajamento de todas as juízas, ativas ou aposentadas, para que possamos superar os entraves que, infelizmente, ainda hoje, mantêm as mulheres afastadas das principais esferas de decisão", complementou a magistrada.

O levantamento conta com o apoio acadêmico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e será realizado por meio de questionário online.

As magistradas terão até 25 de julho para responder e os resultados devem ser divulgados em outubro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.