Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

CGU aponta perda de 1,1 milhão de testes de Covid pelo Ministério da Saúde

Controladoria vê falhas na gestão de insumos estratégicos pela pasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A CGU (Controladoria-Geral da União) apontou perda de 1,1 milhão de testes vencidos do tipo RT-PCR para Covid pelo Ministério da Saúde no ano passado. Os testes são considerados de "padrão-ouro" para o diagnóstico.

O dado está no relatório de avaliação da gestão na pasta em 2021 concluído pela CGU no dia 17 de maio.

Enfermeira faz teste de Covid em João Pessoa, na Paraíba - Josemar Goncalves/Folhapress

Segundo a controladoria, o prejuízo com a perda é de R$ 37,3 milhões aos cofres públicos, fora o impacto negativo nas ações de saúde e de testagem da população.

O órgão afirmou que o Ministério da Saúde não geriu adequadamente os estoques estratégicos sob sua guarda, "a exemplo de insumos relevantes e de alto custo para os cofres públicos, inclusive testes para Covid-19, insumo altamente demandado pela população".

A controladoria também destacou que a Saúde, para tentar reverter a situação, chegou a mandar este montante para o Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo) entre os dias 10 e 11 de novembro. Porém, os testes venceriam nos dias 18 e 27.

"Essa situação implicou o recebimento dos kits pelo destinatário em prazos extremamente exíguos, a saber, com 8 e 16 dias de validade. A situação constatada reforça as já mencionadas falhas na gestão de insumos estratégicos por parte do Ministério da Saúde, pois os referidos lotes foram recebidos pelo Ministério da Saúde com 148 e 157 dias de validade, ou seja, com mais de cinco meses de vigência, e sua distribuição se deu às vésperas da perda de sua validade", afirmou.

Segundo o relatório, após ter sido oficiado pela CGU, o Instituto de Medicina Tropical informou, no dia 5 de maio, que os referidos kits foram utilizados exclusivamente para fins de pesquisas no instituto e instituições colaboradoras.

Informou também que "como a utilização está sendo realizada para fins de pesquisas, os kits, mesmo vencidos, são utilizados após testes de eficácia.".

"O encaminhamento dos produtos à USP, com validades próximas ao vencimento e a sua utilização em finalidade distinta da originariamente prevista quando da sua aquisição, ratifica o desperdício de recursos públicos e o desvio de finalidade na aquisição realizada", diz o relatório.

Além disso, a CGU afirma que a doação de testes para fins de pesquisa, em vez de testagem da população, indica somente ter sido realizada para que a validade de tais produtos não viesse a expirar, de fato, sob propriedade do Ministério da Saúde.

O relatório também destacou que, em 2021, foram incinerados 561 insumos, correspondentes a 52,9 toneladas pelo Ministério da Saúde.

O custo disso para os cofres públicos foi de R$ 72 milhões. Entre os medicamentos estão azitromicina, diafragmas, soros e vacinas BCG, contra a febre amarela, febre tifoide, contra gripe, hepatite A e B, poliomielite, raiva, rota vírus e influenza.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que "avalia com atenção todos os apontamentos realizados pela GCU". "Se constatado inconformidades, estas serão avaliadas e corrigidas. Todas as informações solicitadas serão repassadas ao órgão de controle", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.