Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Dimas Covas troca indicado de David Uip no Butantan e expõe disputa por espaço

Substituição é vista como resposta à nomeação de Uip como secretário; Covas nega e diz haver 'perfeita sintonia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, substituiu, na quinta-feira (23), o superintendente da Fundação Butantan, que havia chegado ao posto por indicação do secretário David Uip —num movimento que expõe a disputa por espaço na instituição responsável pela vacinação em São Paulo.

O infectologista David Uip foi nomeado, em maio, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, nova pasta criada pelo governo Rodrigo Garcia (PSDB) e que engloba o Instituto Butantan.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas - Xinhua/Rahel Patrasso

Covas retirou do posto Reinaldo Noboru Sato, que havia sido indicado quando o infectologista era secretário estadual da Saúde. O novo superintendente é Gilberto de Pádua, nome de confiança de Covas e que vem da sua região de Ribeirão Preto.

A fundação é um braço operacional do instituto e foi responsável pelo acordo de aquisição da Coronavac. A troca foi lida entre integrantes do governo paulista como uma demonstração de força de Covas em resposta à nomeação de Uip.

Ao Painel, Covas negou disputa de espaço com Uip, e disse que a saída de Sato se deu por motivos de saúde.

"Isso não tem relação com a nova secretária ocupada pelo David. O David e eu somos amigos e foi ele quem me indicou para o Butantan em 2017. Entre a nova secretaria e o Butantan existe perfeita sintonia", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.