Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ex-deputado comanda Pros em SP com direitos políticos suspensos

Márcio Junqueira foi condenado pelo TSE por compra de votos; ele diz que vai se afastar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-deputado federal Márcio Junqueira foi nomeado presidente do diretório paulista do Pros no mês passado, embora esteja com os direitos políticos suspensos pela Justiça Eleitoral.

Após ter sido procurado pelo Painel nesta segunda-feira (13), Junqueira afirmou que vai pedir afastamento do cargo.

O ex-deputado federal Márcio Junqueira, hoje filiado ao Pros - Alan Marques/Folhapress

Junqueira foi deputado federal durante dois mandatos pelo antigo DEM de Roraima, até 2015. Mesmo tendo feito carreira política na região Norte, foi designado para comandar o Pros de São Paulo em 19 de maio, por um ato do presidente nacional da legenda, Marcus Holanda.

"Fui acusado em 2006 de compra de votos em Roraima por cinco pessoas que diziam que me conheciam e me acusaram de oferecer a elas R$ 50", diz Junqueira, que nega a acusação.

Condenado em segunda instância pela Justiça Eleitoral, ele está com os direitos políticos suspensos desde 2014, o que o impede de exercer cargos de direção partidária.

"Estou recorrendo, mas o recurso não tem efeito suspensivo. Por isso, consultei agora nossa assessoria jurídica e decidi me afastar da presidência do diretório", afirmou.

Ele chegou a ser preso em 2018 pela Lava Jato sob acusação de obstrução de justiça, mas o caso foi arquivado no ano passado pelo STF.

A chegada de Junqueira à presidência estadual do Pros em maio foi recebida com forte reação interna, um partido que vive uma disputa de poder.

O antecessor de Junqueira, Roberto Parillo, faz oposição a Holanda e diz ter sido destituído sem explicação e direito de defesa.

"Eu sempre disse que não seria marionete. Queriam vender o partido, e eu disse que não faria. Acabei me tornando empecilho", afirmou Parillo.

Holanda refuta as acusações e diz que Junqueira foi chamado a São Paulo por ser um quadro político experiente.

"O ex-deputado Márcio Junqueira tem amplo relacionamento e know-how político e isso interfere positivamente na construção das futuras alianças aos cargos majoritários", diz o presidente nacional. O partido anunciou o lançamento da pré-candidatura a presidente do coach Pablo Marçal.

Holanda declarou que Parillo continua filiado ao partido, e que seria garantido o direito ao contraditório e ampla defesa apenas em caso de processo disciplinar no Pros, o que não foi o caso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.