Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo de conselheiros barra moção de entidade rural em favor de Bolsonaro

Sociedade Rural Brasileira vive racha em razão de relação com presidente e Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma reunião nesta sexta-feira (24) do conselho da Sociedade Rural Brasileira expôs o racha na mais tradicional entidade do agro no país, com 103 anos de história.

Um grupo de conselheiros, liderados pelo ex-secretário de Agricultura de SP João Sampaio, propôs uma moção de apoio à ação do governo de Jair Bolsonaro (PL) no campo. Sampaio é apoiador do presidente e colaborador do programa de governo de seu candidato em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini - Divulgação

Outro grupo, no entanto, conseguiu bloquear a iniciativa, argumentando que a SRB deve privilegiar suas pautas, independentemente de alinhamento político. Entre seus porta-vozes estavam ruralistas próximos ao PSDB, como Gustavo Junqueira, ex-secretário de Agricultura de João Doria, e Jovelino Mineiro, amigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A reunião havia sido convocada para debater uma polêmica envolvendo a presidente da SRB, Teresa Vendramini, após ela ter participado de um jantar de representantes de diversos setores da economia com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última segunda-feira (20).

A presença dela no evento, revelada pelo site Poder 360, gerou diversas manifestações negativas no setor.

Houve notas de repúdio de sindicatos, associações e políticos ligados ao agro, como o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) e o deputado estadual Frederico D´Avila (PL-SP).

"A centenária Sociedade Rural Brasileira, que teve tantos bons presidentes, sempre na defesa do agro e do direito de propriedade, hoje se acovarda e se apequena ao aplaudir aquele que incentiva o MST e as invasões de terra. Lamentável", escreveu Salles.

Junqueira afirma que está cedo para se aprovar alinhamento a um ou outro candidato. "O governo Bolsonaro foi bom para a agricultura, assim como o de Lula foi. O agro tem mérito de trabalhar bem com qualquer presidente", diz. Segundo ele, a reunião desta sexta pacificou a questão.

Em nota divulgada nesta sexta (24), a presidente da SRB disse que o encontro com Lula foi institucional, e com o objetivo de apresentar a ele as pautas do setor.

"A Sociedade Rural Brasileira é uma entidade política/institucional que tem escrito a história do agronegócio. Nosso partido é o agro e vamos continuar exercendo esse diálogo em defesa do produtor rural", declarou Vendramini.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.