Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Justiça libera inserções da União Brasil que mencionam Rodrigo Garcia

Trechos das peças haviam sido suspensos após pedido de liminar feito pelo PT-SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Superior Eleitoral cassou liminar que havia determinado a supressão de trechos de inserções televisivas da União Brasil que mencionam o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), pré-candidato à reeleição.

O pedido de liminar foi feito por Luiz Marinho, presidente do diretório paulista do PT, sob o argumento de que as peças se desviaram do propósito de divulgação da União Brasil e incorreram em promoção pessoal de Garcia, que é apoiado pela sigla no estado. O TRE-SP concedeu a liminar na quinta-feira (9).

Na decisão em que cassou a liminar, o TSE diz que Garcia é mencionado no contexto de pautas defendidas pela União Brasil e que ele não aparece em nenhum momento nos programas, seja mediante imagem ou voz. Por isso, argumenta, não teria havido promoção pessoal no entendimento da corte.

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de SP e pré-candidato à reeleição
Rodrigo Garcia (PSDB), governador de SP e pré-candidato à reeleição - Avener Prado-22.out.2018/Folhapress

"A decisão é um reconhecimento de que, em nenhum momento, o governador Rodrigo Garcia apareceu no programa partidário. Portanto nunca houve promoção pessoal. O apoio que damos ao Rodrigo é legal e, apesar de incomodar a muitos, só irá aumentar", diz o deputado federal Alexandre Leite, tesoureiro da União Brasil em São Paulo.

A União Brasil ainda tem direito a promover inserções em 13 e 17 de junho.

Em uma das inserções, Geninho Zuliani, deputado federal da União, diz que a "União Brasil apoia o novo Governador Rodrigo Garcia na luta para que boa parte dos recursos do estado fiquem aqui".

Em outro, o deputado Alexandre Leite, tesoureiro da sigla em SP, afirma que "o apoio do governador Rodrigo Garcia" sustenta o programa de pavimentação de estradas no estado.

Em um terceiro, a vereadora paulistana Sandra Tadeu diz que "as mulheres do União Brasil apoiam o novo Governador Rodrigo Garcia."

Trecho de inserção em que a vereadora da União Brasil, Sandra Tadeu, cita Rodrigo Garcia
Trecho de inserção em que a vereadora da União Brasil, Sandra Tadeu, cita Rodrigo Garcia - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.