Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Petistas dizem não ver chance de Márcio França se juntar ao PSDB em SP

Pessebista se encontrou com tucanos para discutir possível aproximação a Rodrigo Garcia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Petistas ligados à campanha de Fernando Haddad ao governo de São Paulo dizem não ver qualquer chance de concretização da aliança entre Márcio França (PSB) e Rodrigo Garcia (PSDB).

Como mostrou o Painel, o ex-governador encontrou-se na segunda-feira (30) com Rodrigo Maia (PSDB) e Paulinho da Força (presidente do Solidariedade, encarregado de tentar ampliar o arco de alianças de Lula até a centro-direita) para tratar dessa possível aproximação. A reunião aconteceu na casa de Wilson Pedroso, coordenador de campanha de Garcia.

No estado, o PT não abre mão de lançar Fernando Haddad, assim como França tem reafirmado que não desistirá de sua pré-candidatura, o que colocou os partidos diante de um impasse.

Márcio França (PSB), pré-candidato ao Governo de SP
Márcio França (PSB), pré-candidato ao Governo de SP - Eduardo Anizelli-2.jun.2018/Folhapress

Os aliados de Haddad afirmam que há otimismo em relação a um acerto para que França seja candidato ao Senado pela chapa. Caso fracasse, dizem crer que o pessebista disputará o Governo de SP. A hipótese de que ele saia para o Senado com o apoio do PSDB e mantendo o apoio a Lula é vista como irreal.

"É uma fantasia. Não enxergo qualquer possibilidade de um acordo como esse", diz Luiz Marinho, presidente do PT-SP. Sobre o encontro de França com tucanos para discutir o assunto, afirma que conversar é importante para fazer uma boa análise de conjuntura. Marinho e outros dizem que Garcia quer muito o apoio do ex-governador, mas não tem o que oferecer em troca.

França disse ao Painel que, se Garcia estiver disposto a optar por Lula, acredita que o movimento será "útil para ele próprio e para o país."

O ex-ministro Luiz Marinho, presidente do diretório paulista do PT
O ex-ministro Luiz Marinho, presidente do diretório paulista do PT - Adriano Vizoni-14.set.2020/Folhapress

"Sempre estou disposto pelo Brasil. Pro Brasilian Fiant Eximia [pelo Brasil façam-se grandes coisas]. Um governador de São Paulo é sempre um agente político importante. Suas decisões têm repercussão. João Doria já é um passado triste a ser esquecido. Na barca da Democracia cabe sempre mais um", acrescentou.

O pessebista disse, no entanto, não acreditar que Garcia esteja preparado para essa decisão.

"Decisões assim, fortes, como fez Alckmin, são pra protagonistas. É hora de separar os homens dos meninos", concluiu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.